Trabalhos do PIBID serão apresentados em Portugal
15/05/2013 09:53Projeto abrange os campi de Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos; e envolve professores e estudantes de escolas da rede pública.
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem apresentando resultados significativos em suas diversas áreas de atuação. Cinco trabalhos desenvolvidos por participantes do PIBID da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) foram selecionados para o II Encontro Luso-Brasileiro sobre Trabalho Docente e Formação Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, que será realizado entre 1 a 3 de novembro deste ano na cidade de Porto, em Portugal.
A iniciativa em vigência na UNEAL foi elaborado com a finalidade de inserir os licenciandos no cotidiano das escolas de educação básica e contribuir para a articulação entre a teoria e a prática necessárias à formação dos docentes, cuja finalidade é a melhoria na qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
O projeto conta com ações desenvolvidas em quatro Campi da UNEAL e atende 153 alunos bolsistas, 28 professores das escolas públicas dos municípios: Arapiraca, Palmeira dos Índios, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos, além dos 12 Coordenadores de Área – professores dos cursos de licenciaturas da Uneal.
Além do impacto positivo do PIBID para a formação de professores (os das escolas parceiras e os licenciandos), os integrantes do programa têm investido muito em pesquisas e o resultado é a aprovação de trabalhos em eventos acadêmicos que envolvem a formação de professores.
A Coordenadora Institucional do PIBID/UNEAL, Prof. Betânia Rocha explica que os trabalhos selecionados representam apenas um dentre os muitos resultados das ações desenvolvidas no âmbito do PIBID/UNEAL e representa o esforço e o desempenho de todos os envolvidos no programa.
"Destacamos, com orgulho, os trabalhos aprovados para serem apresentados sob a forma de comunicação oral durante o evento que será realizado em Portugal", ressaltou a coordenadora do PIBID/UNEAL.
Trabalhos aprovados:
1- "Iniciação à docência: a relação teoria-prática como base para a formação dos licenciandos em ciências biológicas - Santana do Ipanema." Professora Maria Cledilma Ferreira.
2 - “O processo de municipalização e suas consequências no ensino fundamental em Alagoas.” Professora Cristina Bezerra Oliveira.
3 - “O contraditório das parcerias entre os entes federativos e suas consequências na educação de Alagoas.”Professora Cristina Bezerra Oliveira
4- "Autismo e inclusão: desafios da prática docente.” Professora Elizete dos Santos Balbino.
5- “Os cursos de formação de professores da educação básica e o acolhimento de pessoas com deficiências." Professora Ana Paula Monteiro Rêgo e Elizete dos Santos Balbino.
———
Voltar