XIV Congresso Brasileiro da Mandioca
Entre os dias 16 e 19 de novembro, aconteceu em Maceió o XIV Congresso Brasileiro da Mandioca e a 1a. Feira Brasileira da Mandioca.
Por Dácio Brito.
Alunos do Núcleo de Estudos de Plantas Forrageiras para o Semiárido, coordenados pelo prof. Dacio Brito, apresentarão cinco trabalhos no Congresso.
A aluna Rosane Maria dos Santos Silva desenvolveu pesquisa para identificar a produtividade da mandioca adubada com esterco bovino, em propriedade do Município de Lagoa da Canoa, os resultados da pesquisa sobre RENDIMENTO DA CULTIVAR DE MANDIOCA CARAVELA NO MUNICÍPIO DE LAGOA DA CANOA foram apresentados no Congresso.
A aluna Camilla Karen Costa Silva após identificar as bactérias encontradas em silagem de raiz de mandioca, apresentou no Congresso o trabalho IDENTIFIACAÇÃO MORFOLÓGICA DE BACTÉRIAS EM SILAGEM DE MANDIOCA.
A aluna Aline Camila Silva de Oliveira realizou pesquisa sobre silagem de raiz de mandioca misturada com casca de feijão. Apresentando no Congresso o trabalho USO DA CASCA DE FEIJÃO EM SILAGEM DE RAIZ DE MANDIOCA PARA UTILIZAÇÃO EM ALIMENTAÇÃO ANIMAL.
A aluna Cirlane Alves Araújo apresentou no Congresso o trabalho SILAGEM DA PARTE AÉREA DE MANDIOCA COM INCLUSÃO DE CASCA DE RAIZ DE MANDIOCA.
O professor Dacio Rocha Brito realizou pesquisa para identificar a produtividade da mandioca em micro propriedades do Município de Lagoa da Canoa. O trabalho foi apresentado pela aluna Cirlane Alves Araújo.
No Congresso o prof. Fábio Cunha apresentou palestra sobre O USO DA MANDIOCA NA ALIMENTAÇÃO ANIMAL e seus trabalhos de pesquisa com o uso da mandioca em codornas e galinha caipira.
O Stand da Uneal foi o mais visitado do Congresso, onde vários pesquisadores, alunos e produtores visitaram o stand. Os alimentos originados da mandioca foram o grande alvo dos visitantes, cujo apresentação foi do Prof. Fábio Cunha.