Construindo conhecimento.

Coord. Pedagogia

 

Coordenadora: Maria das Graças Correia Gomes

 
 
   Secretária do Curso: JÔSY ALVES ROCHA

 

TCC – CURSO DE PEDAGOGIA - ANO 2012

 

TÍTULO

AUTOR (ES)

ORIENTADOR

DISLEXIA: uma discussão sobre um transtorno específico no processamento da linguagem

ETIENE DOS ANJOS MAGALHÃES

Graciele Oliveira Faustino

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: pontos e contrapontos na formação do professor

ANA LÚCIA ALVES DA SILVA COSTA

Maria Lenilda Caetano França

BULLYNG NA ESCOLA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO 1° AO 5° ANOS DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA - AL

CRISTIANE BATISTA BARROS ALMEIDA

Graciele Oliveira Faustino

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E SUAS IMPLICAÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM

KLEDIJA DE FREITAS SILVA

Maria Leni Gonçalves

ANALISANDO O FRACASSO ESCIOLAR EM LEITURA E ESCRITA NAS TURMAS DE 3° E 5° ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE POÇO DAS TRINCHEIRAS – AL

JULIANA RODRIGUES TAVARES CARVALHO

Maria Leni Gonçalves

O CURRICULO E AS ARTICULAÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO SEMIÁRIDO ALAGOANO: Anunciação de possibilidades para um debate

GRACIELE CARDOSO CARVALHO ROCHA

Maria do Socorro Barbosa Macedo

O PAPEL DO PEDAGOGO ENQUANTO GESTOR DAS RELAÇÕES HUMANAS NO PROCESSO DE GESTÃO ESCOLAR DEMOCRÁTICA

DYEGO CORREIA SILVA

Maria das Graças Correia Gomes

GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA PÚBLICA: é possível?

WESLLÂNDIA BEZERRA SIQUEIRA ALENCAR

Maria das Graças Correia Gomes

O PROCESSO DE GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA: desafios e possibilidades da participação coletiva no contexto educativo

JÔSY ALVES ROCHA

Maria das Graças Correia Gomes

O PEDAGOGO NAS ORGANIZAÇÕES EMPRESARIAIS

JANIELLE RAMOS DA SILVA

Divanir Maria de Lima

A LEITURA E A ESCRITA NAS TURMAS DE 5° ANO: o trabalho com gêneros textuais como possibilidade de superação das dificuldades

JOSÉ JOAQUIM DOS SANTOS

Carlindo de Lira Pereira

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: UMA DISCUSSÃO A PARTIR DA TEORIA DE WALLON SOBRE AFETIVIDADE

NATHALIA ALVES AGRA

Graciele Oliveira Faustino

A PERCEPÇÃO E REPRESENTAÇÃO DE EDUCADORES SOBRE A INDISCIPLINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ROZIVANIA ULISSES RIBEIRO

Graciele Oliveira Faustino

A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E O DESAFIO DO ATENDIMENTO ÀS JUVENTUDES NA RELAÇÃO ESCOLA E MUNDO DO TRABALHO

MARIA ROSIMERCE NOVAIS DE ARAÚJO

Divanir Maria de Lima

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E SUAS CONTRIBUIÇÕES NA MELHORIA DA QUALIDADE DO ENSINO: O caso da Escola Genivaldo Novais Agra em Carneiros/AL

SUELY RODRIGUES OLIVEIRA

Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL

KALYNE LIMA SOUSA DE OMENA

Maria das Graças Correia Gomes

OS FATORES QUE CONTRIBUEM PARA A DESCONTINUIDADE DOS ESTUDOS DOS ALUNOS DA ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

FLAVIANE NASCIMENTO SILVA

Divanir Maria de Lima

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: UM ESTUDO SOBRE A ESCOLA MUNICIPAL ÊNIO RICARDO GOMES EM SENADOR RUI PALMEIRA – AL

MARIA CÉLIA MELO SILVA

Paulo Raphael Pires Feldhues

A INFORMATIZAÇÃO DO SABER: O COMPUTADOR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA

CLODOALDO ALVES MELO RENILSON RAMOS DA SILVA

Maria Leni Gonçalves

EVASÃO/PERMANÊNCIA DOS ALUNOS NAS TURMAS DE 2005-2007 DO CURSO DE ZOOTECNIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS – UNEAL/CAMPUS II – SANTANA DO IPANEMA.

ELESANDRA SILVA BARBOSA

Maria Leni Gonçalves

A EDUCAÇÃO POPULAR NO CACTUS E A PERSPECTIVA DO EMPODERAMENTO SOCIAL DOS SUJEITOS.

ELENILDA CARLOS DE MELO

Lenivaldo Manoel de Melo

OS DESAFIOS DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO/REVISÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO IPANEMA – AL.

MARIA GORETE GOMES DA SILVA

Maria das Graças Correia Gomes

A TEORIA CONSTRUTIVISTA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS

GÉSSICA MEDEIROS BEZERRA

Maria José Herculano Ferreira

 

Matriz Curricular do Curso de Pedagogia

 

PERÍODO

DISCIPLINAS

C/H PRÁTICA

C/H TEORICA

C/H TOTAL

Leitura e Produção de Texto

10

50

60

Metodologia Científica

------

60

60

Psicologia da Educação I

10

50

60

Fundamentos Sociológicos da Educação I

10

50

60

Introdução a Filosofia

­­------

80

80

Int. a Prática Profissional e ao Curso

------

80

80

 

Pesquisa e Prática Educacional I

10

50

60

Fund. Históricos e Filosóficos da Educação I

------

60

60

Fundamentos Sociológicos da Educação II

10

50

60

Psicologia da Educação II

10

50

60

Organização da Educação Básica

------

80

80

Antropologia Social e Educacional

------

60

60

Seminário de Pesquisa I

40

------

40

 

Fund. Éticos e Estéticos da Educação

------

60

60

Didática e Prática Pedagógica I

20

40

60

Políticas Públicas da Educação no Brasil

------

80

80

Currículo

------

80

80

Avaliação da Aprendizagem

------

80

80

Fund. Históricos e Filosóficos da Educação II

------

60

60

Fundamentos da Educação Infantil

20

60

80

 

Jogos e Recreação

30

30

60

Educação Inclusiva

10

70

80

Metodologia da Educação Infantil

10

70

80

Métodos e Processos de Alfabetização

20

80

100

Planejamento e Projetos Pedagógicos

20

60

80

Didática e Prática Pedagógica II

20

40

60

Seminário de Pesquisa II

40

------

------

 

Estatística Aplicada a Educação

------

60

60

Estágio de Magistério da Educação Infantil

------

------

130

Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa

20

40

60

Metodologia do Ensino da Matemática

20

40

60

Metodologia do Ensino de Ciências

20

40

60

Metodologia do Ensino da Geografia

20

40

60

Metodologia do Ensino da História

20

40

60

 

Educação e Trabalho

------

60

60

Educação de Jovens e Adultos

------

80

80

Gestão Educacional I

20

40

60

Estágio de Magistério do Ens. Fund. / Séries Iniciais

------

------

130

Pesquisa e Prática Educacional II

10

50

60

Seminário de Pesquisa III

40

------

40

 

Recursos Humanos

------

60

60

Educação e Novas Tecnologias

20

40

60

Avaliação Institucional

------

80

80

Gestão Educacional II

20

60

80

Estágio de Magistério da Formação Pedagógica

------

------

100

 

Estágio em Gestão Educacional

------

------

100

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

------

80

80

Estudos Independentes

------

200

200

 

TOTAL GERAL

500

2540

3500

 

CORPO DOCENTE

 

PROFESSOR

TITULAÇÃO

REGIME DE TRABALHO

GRADUAÇÃO

Agnaldo Pereira da Silva

Mestrando

20h/

Substituto

Pedagogia

Carlindo de Lira Pereira

Mestrando

40h/

Concurso

Letras

Divanir Maria de Lima

Mestra

40h/

Concurso

Pedagogia

Graciele Oliveira Faustino

Especialista

20h/

Substituto

Psicologia

Lenivaldo Manoel de Melo

Mestre

40h/

Concurso

Ciências Sociais

Maria Cledilma Ferreira da Silva Costa

Mestra

40h/

Concurso

Pedagogia

Maria das Graças Correia Gomes

Mestra

40h/

Concurso

Pedagogia

Maria do Socorro Barbosa Macêdo

Mestranda

40h/

Concurso

Pedagogia/ Serviço Social

Maria José Herculano Ferreira

Especialista

20h/

Substituto

Pedagogia

Maria Leni Gonçalves

Mestranda

40h/

Concurso

Pedagogia

Maria Lenilda Caetano França

Mestranda

20h/

Substituto

Pedagogia

Solma Lucia Souto Maior de Araújo Baltar

Doutoranda

20h/

Substituto

Ciências Biológicas

Paulo Cândido da Silva

Doutor

40h/

Concurso

Sociologia

Paulo Raphael Pires Feldhues

Doutorando

20h/

Substituto

História

Wellyngton Chaves Monteiro da Silva

Mestre

40h/

Concurso

Agronomia/

Matemática (Licenciatura)

Zilas Nogueira de Queiroz

Mestre

40h/

Concurso

Filosofia

 

Pesquisar no site

Web Master: Tomaz Aquino - UNEAL - CAMPUS II